domingo, janeiro 26, 2014

Quatro actores para quatro Oscars?

Proeza muito especial: Golpada Americana tem actores nomeados nas quatro categorias de interpretação. Pretexto para algumas breves memórias — este texto integrava um dossier sobre o filme, publicado no Diário de Notícias (22 Janeiro).

Na história da Academia de Hollywood, o filme Reds (1981), de Warren Beatty, foi o 13º a obter nomeações nas quatro categorias de interpretação. Depois, durante três décadas, nenhum conseguiu repetir a proeza. Até que, nos dois últimos anos, dois títulos voltaram a conseguir tal feito: Guia para um Final Feliz e Golpada Americana. Ou seja: dois filmes realizados por David O. Russell.
Escusado será dizer que tal performance é reveladora da importância dos actores no cinema de Russell. Com uma curiosidade suplementar que vale a pena sublinhar: os actores de Guia para um Final Feliz nomeados nas categorias principais, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence (Lawrence ganhou), são os mesmos que concorrem na categoria de secundários por Golpada Americana. No primeiro filme, os secundários eram Robert De Niro e Jacki Weaver; agora, os principais são Christian Bale e Amy Adams.
Será possível quatro actores do mesmo filme arrebatarem quatro estatuetas douradas? A estatística, pelo menos, diz que não. Dos catorze filmes que, ao longo de 85 edições dos Oscars, foram nomeados em todas as categorias de interpretação, nenhum conseguiu o pleno. E só dois ganharam três prémios: Um Eléctrico Chamado Desejo (1951) e Network – Escândalo na TV (1976). Este tinha mesmo cinco nomeações, já que Peter Finch e William Holden concorriam ambos para melhor actor (Finch ganhou). Quanto a Um Eléctrico Chamado Desejo, falhou precisamente na categoria de melhor actor: o derrotado chamava-se... Marlon Brando!