terça-feira, abril 09, 2013

Para redescobrir "Taxi Driver" (2/3)

Jodie Foster, fotografada por Steve Schapiro
O relançamento de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, é um grande acontecimento comercial e simbólico, numa palavra, cultural: recupera-se um título fulcral do cinema americano da década de 70 e criam-se condições para uma ou mais gerações de espectadores o poderem descobrir numa sala escura — este texto foi publicado no Diário de Notícias (3 Abril), com o título 'Quando Jodie Foster tinha 12 anos'.

[ 1 ]

Não há muitos filmes com o apelo mitológico de Taxi Driver: a história de Travis Bickle, o motorista de taxi de Nova Iorque que quer purificar a cidade, adquiriu uma dimensão lendária que acabou por envolver todos os que nele trabalharam. Desde logo, como é óbvio, Robert De Niro. Não que ele fosse um desconhecido: além de já ter filmado sob a direcção de Martin Scorsese, em Mean Streets/Os Cavaleiros do Asfalto (1973), arrebatara o Oscar de melhor actor secundário pela sua participação em O Padrinho – Parte II (1974), sob a direcção de Francis Ford Coppola. O certo é que Bickle é uma dessas personagens trágicas capazes de desafiar um actor para além dos seus limites.
O mesmo se poderá dizer da muito jovem Jodie Foster (12 anos na altura da rodagem): a sua composição de Iris, a prostituta que Bickle quer salvar, consegue cruzar as ilusões da infância com a crueza de um mundo sem piedade, afinal de contas integrando o tema de uma inocência por resgatar, tão essencial no universo de Scorsese.
Curiosamente, se é verdade que Taxi Driver rapidamente encontrou defensores capazes de reconhecer a sua excelência (a começar pelo crítico Roger Ebert), foi também um objecto lançado num contexto de relativa indiferença. Nos Oscars, por exemplo, a Academia de Hollywood nomeou-o em quatro categorias importantes: filme, actor (De Niro), actriz secundária (Foster) e música (Bernard Herrmann); em todo o caso, não recebeu um único prémio. O título eleito como melhor filme de 1976 foi... Rocky, com Sylvester Stallone.