quinta-feira, dezembro 21, 2017

Nos 80 anos de Jane Fonda

W.
[FOTO: Steven Meisel, 2015]
É bem verdade que a sua carreira está marcada por algumas irregularidades nas escolhas, inclusive por um período de afastamento de cerca de quinze anos, iniciado no início da década de 1990. Seja como for, Jane Fonda é uma das mais admiráveis actrizes do moderno cinema americano, capaz de colocar em cena as nuances mais subtis das personagens mais inesperadas. A sua imagem de marca dos anos 60, fixada pela fantasia pueril de Barbarela (1968), de Roger Vadim, está longe de fazer justiça a uma versatilidade que, em boa verdade, já se tinha revelado em títulos como Restos de Um Pecado (1962), de Edward Dmytryk, ou Perseguição Impiedosa (1966), de Arthur Penn. Um pouco mais tarde, três interpretações podem definir a abrangência do seu talento:
Os Cavalos Também se Abatem (1969), de Sydney Pollack, uma perturbante evocação da desagregação social no tempo da Grande Depressão;
Klute (1971), de Alan J. Pakula, um "thriller" exemplar de um período de reconversão e ultrapassagem das linguagens dos géneros clássicos de Hollywood;
Tudo Vai Bem (1972), de Jean-Luc Godard, genial e amargo balanço do pós-Maio 68, em França, contracenando com Yves Montand.
Klute valeu-lhe um Oscar de melhor actriz, triunfo que repetiu com O Regresso dos Heróis (1978), de Hal Ashby, centrado nas memórias ainda muito próximas dos veteranos do Vietname. Vimo-la ainda em títulos populares como O Síndroma da China (1979), de James Bridges, sobre os perigos da energia nuclear, ou A Casa do Lago (1981), de Mark Rydell, contracenando com o pai, Henry Fonda. Mais recentemente, surgiu, por exemplo, na série televisiva The Newsroom (2012-14), escrita por Aaron Sorkin, e em A Juventude (2015), parábola amarga e doce sobre o envelhecimento, dirigida por Paolo Sorrentino.
Jane Fonda é tudo menos uma memória nostálgica, até porque persiste, serenamente, na sua condição de star — nasceu a 21 de Dezembro de 1937, em Nova Iorque, faz hoje 80 anos.

>>> Trailers: Os Cavalos Também se Abatem + O Síndroma da China + The Newsroom.






>>> Site oficial de Jane Fonda.