sábado, dezembro 02, 2017

Anthony Harvey (1930 - 2017)

Anthony Harvey dirige Katharine Hepburn
— rodagem de O Leão no Inverno
Profissional da indústria cinematográfica britânica, distinguiu-se como montador antes de assumir as tarefas de realização: Anthony Harvey faleceu no dia 23 de Novembro, em Nova Iorque — contava 87 anos.
Centrado nos dramas da sucessão de Henrique II, O Leão no Inverno (1968) é o seu título mais famoso, tendo-lhe valido a sua única nomeação para o Oscar de realização — o filme seria distinguido com três estatuetas douradas, incluindo a de melhor actriz para Katharine Hepburn, num caso raro de ex-aequo, com Barbra Streisand, em Funny Girl.
Começou na montagem, com Private's Progress (1956), abordagem cómica de um episódio da Segunda Guerra Mundial com direcção de John Boulting. Nessa área, os seus trabalhos mais importantes ocorreram em dois títulos de Stanley Kubrick, Lolita (1962) e Doutor Estranhoamor (1964), e ainda em O Espião Que Saiu do Frio (1965), de Martin Ritt; foi também o montador de Dutchman (1966), drama com Shirley Knight e Al Freeman Jr. que seria a sua estreia na realização. Grace Quigley/Assassino à Força (1984), comédia policial com Katharine Hepburn e Nick Nolte, seria o seu derradeiro filme para cinema; dirigiu ainda Será Isto o Amor? (1994), telefilme com Anthony Quinn e, de novo, Hepburn.

>>> Genérico de Dr. Estranhoamor + entrega dos Oscars, ex-aequo, a Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) e Barbra Streisand (Funny Girl), com Anthony Harvey em representação da primeira.




>>> Obituário em The Hollywood Reporter.