terça-feira, novembro 07, 2017

Para descobrir filmes "antigos"

Não é uma novidade. Longe disso. Mas é um facto que a Internet oferece — sublinho: oferece — um volume considerável de filmes que está muito, mas mesmo muito, para além da agitação das estreias que o marketing promove.
Dito de outro modo: se o leitor/espectador sabe — e, sobretudo, quer saber — da existência de um imenso e contrastado património cinematográfico, então é bom contrariar hábitos de passividade e percorrer um pouco o espaço virtual que tem à sua disposição.
Isto para destacar uma especial oferta de filmes "antigos". Não é uma novidade, insisto, mas merece ser (re)descoberta. Falo de Timeless Classic Movies, uma zona do YouTube em que podemos encontrar uma surpreendente colecção de preciosidades, com particular destaque para títulos incontornáveis do período mudo — do Nosferatu (1922), de Murnau, a The General (1926), com Buster Keaton — e muitos exemplos, bizarros ou sofisticados, do universo da "série B".
Aqui fica um belo exemplo: The Most Dangerous Game (1932), aventura em ambiências de terror, com a particularidade de ser uma produção sonora ainda do chamado período "pré-código", quer dizer, antes de os grandes estúdios de Hollywood adoptarem o Código Hays, determinando regras de encenação de situações/relações tidas como mais "delicadas".
Realizado por Irving Pichel e Ernest B. Schoedsack, trata-se de uma produção de Schoedsack e Merian C. Cooper, aproveitando muitos cenários do seu King Kong, que seria lançado um ano mais tarde; os protagonistas são Joel McCrea e Fay Wray (a heroína de King Kong) — entre nós, recebeu o título O Malvado Zaroff.