segunda-feira, novembro 13, 2017

A caminho dos OSCARS
— o prólogo dos Governor Awards

A temporada dos prémios que desemboca nos Oscars da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood tem uma espécie de prólogo nos chamados Governor Awards. São, afinal, os prémios honorários que a Academia decidiu separar da cerimónia dos Oscars (desde 2009), criando um evento específico que, normalmente, dura cerca de três horas. Este ano, foram atribuídos no dia 11 de Novembro, distinguindo:

* AGNÈS VARDA — realizadora ligada à Nova Vaga francesa, autora de filmes como Duas Horas da Vida de uma Mulher (1962) ou A Felicidade (1965).
* CHARLES BURNETT — nome fundamental da produção independente, analista da história dos afro-americanos, começou por se distinguir com Killer of Sheep (1972) e My Brother's Wedding (1983).
* DONALD SUTHERLAND — de origem canadiana, está presente em mais de quatro décadas de história de Hollywood, sendo M.A.S.H. (1970) e Aquele Inverno em Veneza (1973) alguns dos seus títulos mais lendários.
* OWEN ROIZMAN — notável director de fotografia, colaborador regular de Sydney Pollack, são dele as imagens, por exemplo, de Os Três Dias do Condor (1975) ou O Cowboy Eléctrico (1979).
* ALEJANDRO GONZÁLEZ IÑÁRRITU — distinguido com um prémio especial pelo seu trabalho de realidade virtual Carne y Arena (apresentado em Cannes/2017).

>>> Três intervenções dos Governor Awards (cerimónia realizada no Ray Dolby Ballroom, do Hollywood & Highland Center): Steven Spielberg introduzindo a cerimónia + Angelina Jolie apresentando Agnès Varda + Alejandro González Iñárritu agradecendo o seu prémio.