quinta-feira, setembro 14, 2017

Fernanda Borsatti (1931 - 2017)

Actriz de sóbria versatilidade, com uma longa carreira em teatro, televisão e cinema, Fernanda Borsatti faleceu no dia 14 de Setembro, no Hospital da CUF, em Lisboa, vítima de doença prolongada — contava 86 anos.
Com uma carreira que se desenvolveu ao longo de seis décadas, foi a televisão que a transformou numa figura muito popular, desde 1957, ano do início das emissões da RTP — aí participou em emissões pioneiras de teatro, muitas delas emitidas em directo. Embora com um genuíno talento dramático, terá sido através da comédia que se inscreveu no imaginário popular [veja-se o video, aqui em baixo, de um sketch de Borsatti, com Raul Solnado, no programa Zip-Zip]; depois, surgiu também em programas como Eu Show Nico, Lá em Casa Tudo Bem ou Residencial Tejo (este na SIC).
Começou no teatro em meados dos anos 50, representando em todos os registos e contracenando com Raul Solnado, Artur Semedo, Armando Cortez, Eunice Muñoz, Ivone Silva, etc. Integrou o elenco de O Vison Voador, protagonizado por Raul Solnado, espectáculo de enorme sucesso em finais dos anos 60. Passou por mais de uma dezena de companhias, incluindo o Teatro Maria Vitória, a Companhia Laura Alves e a Casa da Comédia, tendo integrado o elenco do Teatro Nacional D. Maria II entre 1978 e 2001. Embora de forma menos regular, o cinema foi também pontuando a sua actividade, tendo surgido em filmes como Sangue Toureiro (1958), de Augusto Fraga, Pão, Amor e... Totobola (1964), de Henrique Campos, Domingo à Tarde (1966), de António de Macedo, A Vida É Bela?! (1982), de Luís Galvão Teles, A Mulher do Próximo (1998), de José Fonseca e Costa, e A Corte do Norte (2008), de João Botelho. Em 2007, Fernanda Borsatti recebeu a Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro), atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa.


>>> Obituário no Diário de Notícias.