quinta-feira, agosto 24, 2017

John Abercrombie (1944 - 2017)

Guitarrista de jazz, também compositor, versátil e inventivo, o americano John Abercrombie faleceu em Cortlandt Manor, Nova Iorque, devido a problemas cardíacos — contava 72 anos.
Com uma imensa discografia, como líder ou associado a nomes como Gil Evans, Gato Barbieri, Paul Bley, Jack DeJohnette e Kenny Wheeler, Abercrombie manteve uma relação de mais de quatro décadas com a editora ECM, iniciada com o álbum Timeless (1974). Formou um quarteto com Richie Beirach (piano), George Mraz (contrabaixo) e Peter Donald (bateria) que, em poucos anos, produziu três álbuns magníficos: Arcade (1978), Abercrombie Quartet (1979) e M (1980) – seriam relançados em 2015 numa caixa intitulada The First Quartet. A partir daí, foi abrindo a sua música a crescentes formas de fusão e experimentação: ele próprio gostava de dizer que a sua relação com a "tradição" da guitarra no jazz não o inibia de tentar ultrapassar as mais convencionais "fronteiras" musicais. Com o seu actual quarteto — Marc Copland (piano), Drew Gress (contrabaixo) e Joey Baron (bateria) — lançou Up and Coming no passado mês de Janeiro.

>>> Flipside, tema do álbum Up and Coming (2017) + registo ao vivo de The Gateway Trio — com Dave Holland (contrabaixo) e Jack DeJohnette (bateria, piano) —, interpretando Homecoming, do álbum homónimo, lançado em 1995.




>>> Obituário no New York Times.