domingo, julho 16, 2017

Um teledisco premiado em Vila do Conde

O 25º Curtas Vila do Conde teve um novo Grande Prémio português: Farpões Baldios, de Marta Mateus; na competição nacional, venceu Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?, de João Pedro Rodrigues — o palmarés pode ser consultado no site do festival.
Para além das boas descobertas, fica uma nota de algum cepticismo (de quem assistiu apenas a metade do certame). Dir-se-ia que existe um bizarro maneirismo a percorrer muitas zonas da produção de curtas-metragens, portuguesas ou não — por vezes, a ostentação formalista vai a par de um desinteresse estético e ético pelo gesto mais básico de olhar o mundo à sua volta. Vício geracional? Cinismo moral? Ou apenas desinteresse pela linguagem específica do cinema?
Sem ser modelo de coisa nenhuma (nem tinha que o ser), o teledisco de João Nicolau que ganhou a competição de videos musicais fica como um exemplo modelar, simples, austero e fascinante de um olhar que se interessa, realmente, pelas matérias (humanas e musicais, neste caso) que filma — trata-se de um trabalho para a banda Minta & The Brook Trout sobre uma bela canção do álbum Slow, intitulada Old Habits.

No it doesn’t make me look like a million bucks
No, not even close, you see

That is not my color, dear, and it never was
You should know that after thirty-seven years

There are days when I regret the hour we met
But I know I’d be lost out on my own
I’m tired
Please take me home

Sometimes when I wake up I feel so light and free
Then I turn and see you lying next to me

Can’t remember when I last spent the night away
Come to think of it, I can’t think of the day