sábado, outubro 15, 2016

Pierre Étaix (1928 - 2016)

Fascinado pelo circo, foi um discípulo de Jacques Tati no interior da comédia francesa: Pierre Étaix faleceu no dia 14 de Outubro — contava 87 anos.
A sua condição de homem do espectáculo, em cabarets e no music-hall, seria transfigurada e enriquecida pelo encontro com Jacques Tati. Foi Tati que o contratou como escritor de gags e assistente para o filme O Meu Tio (1958), acabando mesmo por desenhar o respectivo cartaz — Étaix considerava-o o seu principal mestre.
Como realizador, o seu título mais célebre será Heureux anniversaire (1962), Oscar de melhor curta-metragem, partilhado com Jean-Claude Carrière. Em filmes como O Apaixonado (1962), Entretanto Haja Saúde (1966) e O Grande Amor (1969) desenvolveu um humor primitivo, transparente e surreal, devedor dos timings do mudo e, em particular, de autores como Charlie Chaplin ou Buster Keaton. Sempre exterior a qualquer escola ou tendência, deixa uma obra singular em que o impulso cómico surge contaminado pela sugestão romântica ou pelo gosto do absurdo. Em 2010, com o apoio da Fundação Gan, o canal Arte e a Criterion Collection editaram a sua obra integral, restaurada — eis o trailer da edição Arte.


>>> Obituário em The Guardian.