quinta-feira, outubro 27, 2016

"Close-Up" em Famalicão

"Close-Up" é um novo projecto cultural do Município de Vila Nova de Famalicão, a iniciar-se hoje, dia 27 (numa primeira fase que se prolonga até domingo, dia 30). A saber:

>>> O nome do Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão toma de empréstimo o título do filme Close-Up do cineasta iraniano Abbas Kiarostami. Ao mesmo tempo que constitui uma homenagem sentida, assume com esta designação uma dupla perspetiva. Por um lado, explicita uma ideia de diálogo e aproximação à atmosfera cinematográfica que nos projeta, representa e questiona globalmente. Por outro, valoriza dentro desse contexto o espaço de fricção e interação criativa entre a ficção e o real, um traço distintivo e incontornável do cinema de Abbas Kiarostami. Procuramos fazer, de modo análogo, um cruzamento entre a persistência vivencial que molda a nossa identidade e consciência individual e coletiva e a sua persistência imagética enquanto experiência fílmica.

Em foco estarão títulos como Marinheiro de Água Doce (1928), de Buster Keaton (num filme-concerto com Bruno Pernadas), A Infância de Ivan (1962), de Andrei Tarkovski, ou O Filho de Saul (2015), de László Nemes, este sinalizando o tema nuclear do Holocausto e das linguagens fílmicas que o têm convocado. Isto sem esquecer várias iniciativas vocacionadas para a integração do cinema nas escolas — um panorama a ter em conta, tão sugestivo quanto pedagógico, com programa disponível no site do Cineclube de Joane.