quinta-feira, setembro 22, 2016

Curtis Hanson (1945 - 2016)

Consagrado pela Academia de Hollywood graças ao argumento de L. A. Confidencial, o realizador americano Curtis Hanson faleceu no dia 20 de Setembro, na sua casa de Los Angeles, na sequência de complicações decorrentes da doença de Alzheimer — contava 71 anos.
A sua adaptação do romance L. A. Confidencial, de James Ellroy, valeu-lhe, em 1998, um Oscar de argumento (partilhado com Brian Helgeland), ficando como um momento emblemático de revivalismo do noir — o filme, que também realizou, terá sido o momento de maior impacto da sua carreira de quatro décadas; o papel de Kim Basinger foi também distinguido com uma estatueta dourada, na categoria de actriz secundária.
Wonder Boys (2000), sobre a intimidade de um professor interpretado por Michael Douglas, e 8 Mile (2002), com Eminem a assumir um papel ambiguamente auto-biográfico [trailer], serão, talvez, os seus trabalhos mais perfeitos, ambos revelando um sentido dramático especialmente empenhado numa cuidada direcção de actores. Como argumentista de filmes de outros realizadores, vale a pena destacar a sua participação em O Cão Branco (1982), de Samuel Fuller, um perturbante ensaio sobre o racismo. A partir de 1999, presidiu ao UCLA Film & Television Archive. Devido a problemas de saúde, aquele que seria o seu derradeiro filme, Realizar o Impossível (2012), sobre um grupo de surfistas, foi concluído pelo britânico Michael Apted.


>>> Obituário no New York Times.