quarta-feira, julho 20, 2016

Redescobrindo Steve Zaillian

Digamos, para simplificar, que a série The Night of (TVCine) — com um elenco que inclui, entre outros, John Turturro [cartaz], Riz Ahmed e Bill Camp — é um dos grandes acontecimentos televisivos da actualidade. Além do mais, através dela reencontramos um nome fundamental da história recente do cinema americano: Steve Zaillian — este texto está publicado na edição nº 40 da revista Metropolis, com o título 'Zaillian: argumentista/realizador'.

A série televisiva The Night of envolve vários nomes de grande prestígio na história das últimas décadas do cinema americano, incluindo Richard Price e Steve Zaillian. O caso de Zaillian justifica um breve sublinhado, quanto mais não seja porque ele pode ser considerado como uma das brilhantes encarnações modernas de um estatuto que, no período clássico, adquiriu configurações muito especiais (lembremos o exemplo emblemático de Joseph L. Mankiewicz) — dito de outro modo: Zaillian é um brilhante argumentista/realizador.
Steve Zaillian
Na história de Hollywood, Zaillian ocupa um lugar de honra, decorrente do Oscar ganho com o seu trabalho de argumento (adaptado) para A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg. Foi a sua segunda nomeação, três anos depois de Despertares, de Penny Marshall, com Robert De Niro, filme baseado nos escritos de Oliver Sacks. Depois disso, foi nomeado mais duas vezes, por argumentos partilhados com outros autores: primeiro, por Gangs de Nova Iorque (2002), de Martin Scorsese; depois, com Moneyball (2012), de Bennett Miller.
A estreia de Zaillain ocorreu em 1985, como argumentista de O Jogo do Falcão, de John Schlesinger, inspirada num caso verídico de espionagem. Em 1993, escreveu e dirigiu um filme belíssimo, daqueles que nunca estrearam nas salas portuguesas (embora tenha sido editado em cassete): chama-se Searching for Bobby Fischer (título português: Jogada Inocente) e segue a odisseia de uma criança, pequeno génio do xadrez, que acredita poder vir a assumir um estatuto idêntico ao campeão Bobby Fischer.
Zaillian realizou mais dois filmes: A Qualquer Custo (1998), um drama de tribunal, e O Caminho do Poder (2006), sobre os bastidores políticos de uma comunidade do Sul dos EUA. Como argumentista, a sua assinatura surgiu ligada a títulos tão significativos como Missão Impossível (1996), de Brian De Palma, Hannibal (2001), de Ridley Scott, e Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres (2011), de David Fincher. Ultimamente, o seu nome tem sido associado a um possível projecto de Spielberg, Montezuma, concebido a partir de um argumento escrito, e nunca filmado, por Dalton Trumbo.