quinta-feira, junho 02, 2016

Nos 50 anos de The Monkees

Faz parte da memória afectiva de quem viveu a adolescência na década de 1960: I'm a Believer, composição de Neil Diamond celebrizada pela banda The Monkees, constitui uma espécie de cartão de visita das alegrias de um tempo que importa compreender para além das utopias (positivas e negativas) que, não poucas vezes, enquadram as suas memórias.


Acontece que a passagem do tempo produz efemérides como esta: The Monkees estão a celebrar os seus 50 anos de existência, de tal modo que, mesmo depois do falecimento do inglês Davy Jones (1945-2012), os três americanos sobreviventes — Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork — mantêm vivo o seu património. Mais do que isso: acrescentaram agora à sua discografia um novo álbum, intitulado Good Times!, recuperando alguns temas vintage, renovando a transparência de um som tão despretensioso quanto requintadamente pop (o álbum anterior, Justus, datava de 1996).
The Monkees estiveram no programa televisivo Good Morning America, evocaram alegremente o seu passado e, além do emblemático I'm a Believer, cantaram, do novo álbum, She Makes Me Laugh.