segunda-feira, junho 20, 2016

Anton Yelchin (1989 - 2016)

A sua popularidade ficou a dever-se às versões modernas da saga Star Trek: o actor Anton Yelchin faleceu no dia 19 de Junho, em Los Angeles, quando o seu carro deslizou do local onde estava estacionado, esmagando-o contra uma parede — contava 27 anos.
Nascido na União Soviética, filho de um casal de estrelas do Ballet no Gelo de Leninegrado, Yelchin chegou aos EUA com apenas seis meses. O seu envolvimento com a televisão e o cinema começou ainda criança, tendo surgido, por exemplo, na série ER/Serviço de Urgência (2000), ou em filmes como 15 Minutos, de John Herzfeld, com Robert De Niro, e Alpha Dog (2006), de Nick Cassavetes. Em qualquer caso, o salto decisivo na sua carreira deu-se quando interpretou a personagem de Pavel Chekov no novo Star Trek (2009), de J. J. Abrams; retomaria o papel em Além da Escuridão: Star Trek (2013), de novo sob a direcção de Abrams, e Star Trek: Além do Universo (2016), de Justin Lin, com estreia prevista para este Verão (25 de Agosto em Portugal).
O ano passado esteve em Portugal para rodar Porto, Mon Amour, do realizador brasileiro Gabe Klinger, com produção executiva de Jim Jarmush e coprodução de Rodrigo Areias. Em 2011, nos Hollywood Film Awards, foi distinguido com o prémio de revelação do ano, graças à sua participação em Like Crazy, de Drake Doremus.

>>> Entrevista oficial referente ao filme Além da Escuridão: Star Trek.


>>> Obituário no New York Times.