quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Tommy Kelly (1925 - 2016)

Actor-criança de Hollywood, célebre pela interpretação da personagem de Tom Sawyer, o americano Tommy Kelly faleceu no dia 26 de Janeiro, em Greensboro, Carolina do Norte — contava 90 anos.
Kelly foi um daqueles casos de carreira efémera, mas mitologia duradoura. Ainda hoje é celebrado como o mais carismático intérprete de todas as versões cinematográficas ou televisivas de As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain — o filme, produzido por David O. Selznick em 1938, com realização de Norman Taurog, ficou também como um dos marcos na evolução do Technicolor, no ano seguinte consagrado por E Tudo o Vento Levou, outra produção Selznick.
Kelly participou, aliás, em E Tudo o Vento Levou, embora num papel secundaríssimo. Em boa verdade, nunca voltou a adquirir a notoriedade que a personagem de Sawyer lhe trouxe, cumprindo uma carreira discreta em títulos como a comédia Uma Aventura no Circo (Edward F. Cline, 1938) ou o drama Academia Militar (D. Ross Lederman, 1940). Retirou-se de Hollywood no começo dos anos 50, seguindo uma carreira que o fez passar pela organização Peace Corps e também alguns cargos políticos ligados ao departamento agrícola do governo dos EUA.
>>> Obituário em The Hollywood Reporter.