domingo, janeiro 24, 2016

Os melhores discos de 2015 [JL]

Aqui, ainda mais do que nos filmes, vejo-me compelido a solicitar a indulgência do leitor: "aquele" disco que outros classificam de incontornável (e não tenho nenhuma razão para duvidar), provavelmente não o ouvi... Em todo o caso, confesso algum cansaço pelo experimentalismo chic que circula um pouco por todo o lado, inevitavelmente favorecido pelos modos virtuais, virtualmente acelerados, de escuta da música.
Por isso também, devo reconhecer, com algum embaraço, mas sem sentimento de culpa, a minha fidelidade aos "velhos" que não páram de nos surpreender (até saíu o 100º álbum oficial de Frank Zappa!). Dito isto, deixo-vos a volatilidade da habitual lista, acompanhada por alguma música com imagens ou, se quiserem jogar com as palavras, alguma música imaginada — Even when the world turns its back on me / That could be a war, but I'm not Joan of Arc...

FADO PORTUGUÊS, Amália Rodrigues
 DANCE ME THIS, Frank Zappa
 REBEL HEART, Madonna
 CREATION, Keith Jarrett
 SAVE YOUR BREATH, Kris Davis Infrasound
 HONEYMOON, Lana Del Rey
 ALGIERS, Algiers
 APOCALYPSE, GIRL, Jenny Hval
 DODGE AND BURN, The Dead Weather
 ABYSS, Chelsea Wolfe

 >>> Lana Del Rey (Music To Watch Boys To) + Algiers (Black Eunuch) + The Dead Weather (I Feel Love (Every Million Miles)).