sexta-feira, agosto 21, 2015

António Gaio (1925 - 2015)

FOTO: DN
Foi director do Cinanima desde 1981: António Gaio, personalidade central no conhecimento, difusão e promoção da animação cinematográfica, faleceu no dia 21 de Agosto — contava 90 anos.
Foi graças à direcção de António Gaio que o Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho se consolidou a nível interno, ao mesmo tempo multiplicando os seus laços internacionais (a 39ª edição decorrerá de 9 a 15 de Novembro). Para além das suas actividades nos domínios jornalístico e do desporto, esteve ligado ao Cineclube de Espinho, desde a sua fundação em 1954, até 1960, desempenhando um papel marcante na amostragem de filmes que estavam excluídos do circuito comercial; teve também um papel influente na programação de cinema da Associação Académica de Espinho, nas décadas de 60/70. Grande coleccionador de banda desenhada, publicou ainda, em 2000, o livro História do Cinema Português de Animação – contributos, também disponível numa edição em CD.

>>> A 22 de Janeiro de 2012, António Gaio foi homenageado no Centro Multimeios de Espinho — na altura, foi projectada esta curta-metragem documental da Espinho TV, recordando os momentos marcantes da sua vida.