sexta-feira, abril 03, 2015

IMDb ignora morte de Oliveira

Vergonha sem fim... É certo que a data do falecimento de Manoel de Oliveira já foi acrescentada na ficha do cineasta. Em todo o caso, como se prova, o IMDb considera que a notícia da sua morte não justifica destaque de primeira página.
Quando alguém quiser discutir as formas de percepção do cinema — e da história do cinema —, talvez seja bom começar por aqui. Afinal de contas, se o IMDb se gaba dos seus milhões de visitantes, isso apenas multiplica as suas imensas responsabilidades na definição da (tristíssima) cultura cinematográfica dominante.

P.S.: Isto para já não falarmos da avalancha de lugares-comuns que o IMDb propaga no meio da mais hipócrita inocência. Na ficha de Oliveira, por exemplo, para definir as trade marks (???) do cineasta, há grosserias deste teor: Camera always steady without camera movements / Use of every element in the frame as a symbol related to the story / Demands a very stylized acting from his actors, very theatrical and unnatural... Quando alguém se atrever a voltar a insultar qualquer crítico de cinema porque sustenta um discurso "difícil" ou "hermético", ao menos podemos ter a certeza de que tal crítico não promove a ignorância — o IMDb já se encarregou de tão lamentável tarefa.