sábado, janeiro 10, 2015

Samuel Goldwyn Jr. (1926 - 2015)

Filho de Samuel Goldwyn, lendário pioneiro de Hollywood, o produtor Samuel Goldwyn Jr. faleceu no dia 9 de Janeiro, em Los Angeles, vitimado por um ataque cardíaco — contava 88 anos.
Depois de ter passado pela produção teatral e televisiva, Samuel Goldwyn Jr. seguiu as pisadas do pai, inclusive na gestão do respectivo património. Especialmente atento à revelação de novos talentos, apoiou o arranque de realizadores como Kenneth Branagh (Henrique V, 1989), Anthony Minghella (Um Fantasma do Coração, 1990) e Ang Lee (O Banquete de Casamento, 1993). Entre as suas maiores proezas de produção, inclui-se Companheiros de Sempre (1989), de Norman René, uma das primeiras crónicas sobre o impacto da sida na vida de algumas personagens homossexuais [trailer].
Para a história, o seu nome fica também ligado a títulos como As Aventuras de Huckleberry Finn (1960), adaptação de Mark Twain assinada por Michael Curtiz, Pizza, Amor e Fantasia (1988), realização de Donald Petrie que revelou Julia Roberts, e Master & Commander - O Lado Longínquo do Mundo (2003), épico de Peter Weir protagonizado por Russell Crowe. A sua derradeira produção, A Vida Secreta de Walter Mitty (2013), com Ben Stiller a acumular as funções de realizador e actor principal, foi um remake de um filme de 1947, produzido pelo seu pai, com Danny Kaye no papel central.


>>> Obituário no New York Times.