quarta-feira, dezembro 31, 2014

Luise Rainer (1910 - 2014)

Nascida na Alemanha, educada na Áustria, consagrada em Hollywood, a actriz Luise Rainer faleceu no dia 30 de Dezembro, em Londres, vítima de pneumonia — contava 104 anos.
Na história dos Oscars, foi a primeira pessoa a conseguir ganhar dois prémios de interpretação (na categoria de melhor actriz) em anos consecutivos, 1937 e 1938, com o musical O Grande Ziegfeld e o drama Terra Bendita. Formada, ainda na Alemanha, por Max Reinhardt, estreou-se no cinema americano com a comédia romântica A Dama da Máscara (1935), sendo rapidamente apontada como a "nova" Greta Garbo. De facto, como ela própria veio a reconhecer, a consagração pelos Oscars acabou por criar um padrão de exigência e expectativa impossível de satisfazer. É certo que ainda participou em alguns títulos importantes, como Na Grande Cidade (1937), de Frank Borzage, foi mesmo uma das candidatas ao papel de Scarlett O'Hara em E Tudo o Vento Levou (1939), mas acabou por regressar à Europa, procurando uma carreira alternativa — fez teatro, alguma televisão, mas quase não voltou a representar depois da década de 50. Reapareceu, em 1997, num pequeno papel na produção anglo-húngara The Gambler, de Károly Makk. Em 2010, ano do seu centenário, foi homenageada pelo British Film Institute, com uma retrospectiva no National Film Theater.

>>> Na época em que Luise Rainer foi premiada pela Academia de Hollywood, a entrega de alguns Oscars era filmada, a posteriori, de acordo com a lógica de um verdadeiro filme — eis as takes de Rainer, recebendo o prémio de melhor actriz por O Grande Ziegfeld.


>>> Obituário no New York Times.