quarta-feira, novembro 26, 2014

Steve Coogan & Rob Brydon

Por vezes, há filmes construídos a partir da cumplicidade essencial dos respectivos actores: é o caso de A Viagem a Itália, com Steve Coogan e Rob Brydon — este texto foi publicado no Diário de Notícias (20 Novembro), com o título 'Humor tele-cinematográfico'.

Em tempo de tanta ignorância atrevida em torno da história do cinema (é verdade: a memória dos filmes merece tanto respeito quanto as estatísticas do futebol!...), valerá a pena sublinhar que A Viagem a Itália nada tem a ver com o clássico Viagem em Itália (1954), de Roberto Rossellini, com Ingrid Bergman e George Sanders. O filme de Rossellini é uma das portas de entrada na modernidade cinematográfica, enquanto a proposta de Michael Winterbottom reflecte tão só uma conjuntura em que se valorizam algumas formas de “transposição” da televisão para o cinema.
Na origem do projecto está o impacto de uma série realizada por Michael Winterbottom para a BBC, The Trip (2010), com Steve Coogan e Rob Brydon a interpretar dois amigos que viajam pelo norte de Inglaterra, recolhendo informações para satisfazer uma encomenda que o primeiro aceitou: uma série de artigos sobre restaurantes para o jornal The Observer. Os episódios de The Trip foram montados numa longa-metragem para as salas de cinema, acabando por gerar uma nova série, The Trip to Italy (sendo a descoberta da gastronomia italiana o novo assunto jornalístico), agora também transformada em objecto cinematográfico.
Com resultados desiguais, mas envolvendo alguns interessantes riscos narrativos, Winterbottom tem explorado este ziguezague documentário/ficção — recordo, em particular, 9 Canções (2004), um hábil desafio a modelos correntes de abordagem da sexualidade. Desta vez, o essencial resulta da cumplicidade entre os protagonistas, num registo de permanente ironia que integra várias alusões sarcásticas ao meio artístico inglês (e também algumas divertidas imitações de actores muto conhecidos). O resultado tem tanto de bom humor como de esgotante auto-complacência.