domingo, novembro 09, 2014

LEFFEST: Malkovich, Malkovich, Malkovich


[ Garrel ] [ Ferrara ]


Quando vemos estas reproduções das fotografias de Sandro Miller (patentes no Casino Estoril), podemos supor que se trata apenas de apostar numa espécie de curto-circuito figurativo com os originais. Que é como quem diz: John Malkovich "imita" Jack Nicholson, Marilyn Monroe, Andy Warhol... De facto, importa dizer que os retratos "imitados" (à direita) não constam da exposição — como sugere o título, estamos perante Malkovich + Malkovich + Malkovich, num elaborado jogo de máscaras em que, afinal, ironicamente, percebemos que ninguém se liberta da imagem do seu próprio corpo.
Jogo de ambígua sedução, até porque aceita brincar com a atracção do fake que, hoje em dia, circula através das fotos manipuladas da Net ou de algumas obsessivas evocações cinematográficas (p. ex.: Psico, refeito por Gus Van Sant). No limite, as fotos de Miller/Malkovich proclamam a perenidade do retrato como bilhete de identidade do retratado e sua implícita negação, num infinito to be or not to be que, hélas!, convoca o prazer do logro — saudemos, por isso, esse velho fantasma da expressão artística que a linguagem televisiva dominante ignora.