sábado, outubro 18, 2014

Björk — o filme-concerto

* As salas de cinema UCI no El Corte Inglés (Lisboa) e Arrábida Shopping (Porto) vão apresentar no próximo dia 22, em sessões às 19.00 e 22.00 o filme-concerto Björk: Biophilia Live.

* O Sound + Vision vai ter bilhetes para oferecer aos seus leitores para todas estas sessões em Lisboa e no Porto. Basta para isso que fiquem atentos ao que aqui anunciaremos logo no início da semana...

A constatação será óbvia, mas aquilo que está em jogo é tudo menos convencional: Björk é uma das criadoras contemporâneas para quem a consciência de viver (e fazer música) numa sociedade mediática envolve uma vontade de pensar todas as formas de comunicação também através das imagens. Se outras provas fossem necessárias, a sua videografia bastaria para esclarecer tal vocação — para Björk, uma canção, mais do que "ilustrada", pode ser reinventada através das mais sofisticadas narrativas visuais.
Não admira, por isso, que o trailer de Björk: Biophilia Live se apresente como um breve, mas incisivo, catálogo de um espaço cenográfico todo ele pensado para servir a música e, por assim dizer, libertá-la para novas paisagens — aqui fica cerca de um minuto e meio, algures entre o teatro e a ficção científica.