domingo, setembro 14, 2014

Um clássico do século XX

Novo conjunto de lançamentos da série 20C da Decca Classics – dedicada a grandes interpretações de obras da música do século XX – recupera uma das melhores gravações da histórica Sinfonia Nº 3 de Górecki.

Através da série 20C a Decca tem vindo a criar uma “coleção” de gravações de obras de referência da música do século XX, tomando naturalmente os registos disponíveis nos seus catálogos como matéria prima. Com um grafismo comum, e apresentados em formato digipack, os discos têm cruzado épocas e geografias distintas, representando mais um exemplo de como a boa gestão de um arquivo é capaz de gerar lançamentos consequentes. Há poucas semanas a série 20C apresentou um série de novos títulos, entre os quais encontramos gravações para obras como a Sinfonia Nº 4 – Heroes, de Philip Glass, November Steps de Toru Takemitsu, Salomé de Richard Strauss, West Side Story de Leonard Bernstein, Carmina Burana de Carl Orff, Jagden und Formen de Wolfgang Rihm, a Sinfonia Nº 2 de Karol Szymanovski, um Peter Grimes de Benjamin Britten ou a Sinfonia Nº 3 de Henryk Górecki. Centremos algumas atenções neste último título.

Feita uma das peças mais populares da história discográfica da música orquestral da segunda metade do século XX através do sucesso monumental obtido por uma gravação lançada nos anos 90 pela Nonesuch, com a London Sinfonietta, dirigida por David Zinman, com a soprano Dawn Upshaw como “estrela” maior desse lançamento, a Sinfonia Nº 3 de Górecki é, merecidamente, uma obra de referencia do seu tempo e, juntamente com obras como o War Requiem de Britten ou A Survivor From Warsaw de Schonberg, representa uma das obras mais pungentes criadas (depois de 1945) sob memórias da II Guerra Mundial.

Este volume da série 20C recupera uma gravação pela Orquestra Filarmónica de Varsóvia, dirigida por Kazimierz Kord e com a soprano Joanna Kozlowska. A “força” da presença polaca – numa obra maior de um dos maiores compositores do país – percorre a interpretação desta que é uma das melhores gravações desta obra, merecendo figurar entre as editadas pela Nonesuch e Naxos como sendo de referência. 

Sobre a história desta obra podem ler aqui um post do Sound + Vision integrado na série Clássicos do Século XX.