domingo, setembro 14, 2014

Cinco filmes de Robert Wise (3)


'Star Trek - The Motion Picture'
(1979)

Quando, em meados dos anos 70, o sucesso das repetições dos episódios da série original Star Trek começaram a desenhar a existência de um fenómeno de culto em evidente crescimento a Paramount resolveu reativar esse mundo criado por Gene Roddenberry (que hoje conhecemos como uma das grandes expressões da cultura popular com berço na TV). A ideia original era a de criar uma nova série televisiva, que teve como título de trabalho Star Trek – Phase II e chegou a ver um episódio-piloto a entrar em produção.

Mas a dada altura – e certamente dado o impacte de A Guerra das Estrelas – a reativação de Star Trek deixou de estar focada no pequeno ecrã e apontou a mira ao cinema. E para dirigir a estreia deste universo de ficção científica no grande ecrã foi chamado Robert Wise.

Com o título Star Trek: The Motion Picture, o filme que encetou o franchise (que recentemente conheceu viçoso “reboot” em dois filmes assinados por por J.J. Abrams) recuperou a tripulação original, deu um lifting à Enterprise e uniformes, mas aceitou o cânone da série como contexto sobre o qual fez crescer uma narrativa que confrontava gentes do futuro com uma invenção da curiosidade humana do passado: a Voyager. 

Podem recordar aqui o trailer do filme