segunda-feira, agosto 18, 2014

Uma semana no Museu do Brinquedo (1)


A poucos dias de fechar as suas portas, o Museu do Brinquedo - que até dia 31 podem visitar no edifício em que mora há 26 anos, na Rua Visconde de Monserrate, a dois passos do Palácio da Vila, em Sintra - estará em destaque aqui pelo Sound + Vision.

O encerramento do museu deve-se a motivos financeiros, não podendo a fundação que o detém manter o espaço sob as condições presentes (ver notícia aqui).

Uma das maiores coleções de brinquedos do mundo vê-se assim obrigada a ficar guardada em caixotes, até que novo espaço a possa eventualmente mostrar. Segundo nos avisam no museu, há hipóteses em estudo, não revelando todavia quais, para já... Ao que parece em Lisboa. É de ficar à espera.

Uma coleção como estas será sempre uma potencial referência maior em roteiros turísticos. E, já agora, não seria má ideia juntar a um espólio soberbo melhores condições de exposição (ler mais espaço, melhor distribuição das peças ou até mesmo uma seleção do que se mostra) e algum trabalho museográfico complementar que permita juntar ao que se vê alguma contextualização social, industrial (os materiais usados, as histórias das respetivas fábricas) e de época, assim como jogos de informação em diversos níveis de leitura. A matéria prima, pelo menos, está lá: a coleção é fabulosa.

Começamos a "visita" ao Museu do Brinquedo olhando para alguns carrinhos, motos e carruagens de comboios. E há lá muitos mais para ver...