sexta-feira, julho 11, 2014

Um exílio iraniano

Cineasta no exílio, o iraniano Bahman Ghobadi filma em A Temporada do Rinoceronte a odisseia trágica de um poeta preso (e dado como morto) no Irão dos Ayatollahs, depois da queda do Xá. Drama de perturbantes ressonâncias humanas e simbólicas, com o iraniano Behrouz Vossoughi e a italiana Monica Bellucci nos papéis principais, este é um exemplo precioso de um cinema capaz de harmonizar as vibrações de um realismo à flor da pele com as nuances de um tecido simbólico em que homem e mulher, tradição e ruptura, são elementos sempre envolvidos numa singularíssima dialéctica.
Sem promoção especial, mesmo com o nome de Bellucci a destacar-se no elenco (e a chancela de Martin Scorsese no desenvolvimento do projecto), A Temporada do Rinoceronte [trailer] ilustra também o incómodo paradoxo do mercado português — apesar de as formas dominantes de marketing estarem afuniladas para a promoção maciça dos filmes ditos de efeitos especiais ("bons" ou maus", não é isso que está em causa), ainda há lugar para diamantes raros como este. Saudemos, por isso, a múltipla solidão de Ghobadi.