domingo, julho 06, 2014

Os Beatles em teledisco?

A efeméride dos 50 anos de A Hard Day's Nightfilme + disco — é um bom pretexto para relançar uma velha questão, de uma só vez conceptual e irónica. A saber: foram os Beatles os inventores do teledisco?
Seja qual for a resposta, convém não esquecer que nela teremos de incluir sempre o nome de Richard Lester, realizador do filme — e também de Help!, que prolongaria, logo no ano seguinte, 1965, a filmografia dos Quatro de Liverpool —, para mais uma personalidade fulcral da dinâmica renovadora da produção britânica da década de 60 (sendo ele, curiosamente, um americano, nascido em Filadélfia em 1932).
De facto, a noção de teledisco, como unidade específica de encenação/produção/promoção só se definiria de forma específica a partir do impacto da MTV (criada em 1981). Mas é interessante observar como Lester filma os Beatles a partir de dois pressupostos que viriam a tornar-se muito frequentes na área dos videoclips: primeiro, transfigurando e superando o espaço tradicional do estúdio (de cinema ou televisão); depois, concebendo a encenação da canção, não como uma "transcrição", antes como uma nova narrativa, aberta a outras dinâmicas do espaço e medidas alternativas do tempo — vale a pena recordar o trailer original do filme.