quarta-feira, julho 02, 2014

Como publicitar um... penso higiénico?

A pergunta não é irónica, nem sequer banalmente provocatória. Em boa verdade, é rigorosamente pedagógica. A nova campanha dos pensos higiénicos Always intitula-se 'Like a Girl' e aposta em expor e questionar os conceitos e, sobretudo, os preconceitos que tal expressão pode envolver, atrair ou promover. De facto, que significa dizer que um gesto, um comportamento ou uma atitude são coisa de rapariga ou de mulher?


Escusado será dizer que as avaliações do pequeno filme dirigido por Lauren Greenfield estão longe de ser consensuais — leia-se, por exemplo, o artigo de Emily Shire em The Daily Beast. Mas é isso mesmo que importa sublinhar. A saber: a possibilidade — e, sobretudo, a vontade — de enfrentar a lógica mental e os efeitos simbólicos de uma noção normativa do ser (ou não ser) feminino. Até porque, convém não o escamotear: a redução das mulheres a um modelo esquemático e compulsivo nunca é estranha a alguma forma de machismo.