terça-feira, junho 10, 2014

The Twilight Sad — sons da Escócia

Provavelmente, o cliché levar-nos-á a antecipar variações mais ou menos folclóricas, com homens vestindo kilts e tocando gaitas de foles... Mas não, esta não é a derivação pop do Braveheart, de Mel Gibson...
Digamos, então, para simplificar, que a banda The Twilight Sad, da pequena cidade escocesa de Kilsyth, é um dos mais bem guardados segredos do rock pós-punk made in Europa, produzindo sonoridades únicas, marcadas pela herança do 'Wall of Sound' de Phil Spector, cuja pontual agressividade não exclui uma elaborada densidade poética — tudo devidamente condensado na singularíssima voz de James Graham, acompanhado por Andy MacFarlane (guitarra), e Mark Devine (bateria). A sua discografia inclui três álbuns de estúdio: Fourteen Autumns & Fifteen Winters (2007), Forget the Night Ahead (2009) e No One Can Ever Know (2012).
Recentemente, por ocasião do Record Store Day, reeditaram o primeiro desses registos, acrescentando-lhe alguns demos das sessões de gravação. Aqui ficam dois videos de performances de temas do disco, ambos registados numa sessão para a rádio KEXP, de Seattle (17 Set. 2009): Cold Days from the Birdhouse e I'm Taking The Train Home; em baixo, aquele que é, até à data, o seu último teledisco: Dead City, de No One Can Ever Know, dirigido por Nicola Collins.
Entretanto, recentemente, o grupo disponibilizou o download gratuito de um admirável concerto, na Paisley Abbey, com a Royal Scottish National Orchestra — está disponível do site da editora, Fat Cat Records.