quinta-feira, maio 29, 2014

Maya Angelou (1928 - 2014)

A Conceit

Give me your hand

Make room for me
to lead and follow
you
beyond this rage of poetry.

Let others have
the privacy of
touching words
and love of loss
of love.

For me
Give me your hand.

M. A.

* * * * *

Personalidade multifacetada, com uma obra que vai do romance à poesia, passando pelo teatro e cinema, a americana Maya Angelou faleceu no dia 28 de Maio, na sua casa de Winston-Salem, Carolina do Norte — contava 86 anos.
Celebrizada pelo primeiro livro autobiográfico que publicou, I Know Why the Caged Bird Sings (1969), desenvolveu uma actividade artística, social e política sempre marcada pela história dos negros na sociedade americana e pela defesa dos direitos civis, tendo trabalhado com Martin Luther King, Jr. e Malcolm X. Como actriz, participou em vários filmes e séries de televisão (incluindo Raízes, 1977), tendo realizado o filme Down in the Delta (1988) e assinado diversos argumentos, quer para cinema, quer para televisão. Em 2011, Barack Obama condecorou-a com a Medalha Presidencial da Liberdade. O seu sétimo livro autobiográfico, Mom & Me & Mom, fora publicado em 2013.

>>> Maya Angelou em 1994, no programa Sesame Street.


>>> Lembrando Maya Angelou — site da Casa Branca.
>>> Obituário no New York Times.