quarta-feira, abril 23, 2014

Clássicos da Eurovisão:
Sandie Shaw (1967)


Ao que parece, das canções que tinha para apresentar para eventualmente levar à Eurovisão em 1967, Puppet on a String foi das que Sandie Shaw menos gostou... Mas acabou por ser essa a escolhida. E não foi pelo facto de a ter cantado descalça em pleno palco eurovisivo que se tornou num dos mais inesquecíveis clássicos pop dali nascidos. A canção deu a primeira vitória ao Reino Unido, num mesmo ano em que Portugal se fazia representar com O Vento Mudou, de Eduardo Nascimento e, pelo Luxemburgo, surgia Vicky Leandros (que venceria em 1972) com L’Amour Est Bleu.

Sandie Shaw não era uma ilustre desconhecida quando, em 1967, representou o Reino Unido no Eurofestival. Com discografia desde 1964, tinha já conquistado um número um com (There’s) Always Something There To Remind Me, canção que em inícios dos anos 80 teria nova vida numa versão assinada pelos Naked Eyes.



Da carreira de Sandie Shaw vale a pena recordar um outro momento. Aquele lo qual, em 1984, assinou uma versão de Hand in Glove, acompanhada pelos próprios The Smiths.

Podem recordar aqui a versão original de Puppet on a String.