sexta-feira, março 07, 2014

Há vikings em Londres!

O British Museum inaugurou esta semana uma grande exposição sobre a vida e a arte dos vikings, centrando atenções no quotidiano e nos artefactos criados por este povo do Norte da Europa num período entre os séculos VIII e XI, evocando um tempo em que a expansão do seu domínio chegou mesmo às costas do Canadá.

Vickings: Life and Legend, patente até 22 de junho numa nova ala criada para exposições temporárias, surge um ano depois de uma outra exposição sobre Pompeia e Herculano e reafirma o esforço do museu londrino em apresentar ideias que, além da contemplação de peças, propõem olhares sobre a vida quotidiana de outros tempos e outros povos.

A exposição junta peças do acervo do museu (essencialmente provenientes de escavações arqueológicas em Inglaterra e Irlanda) e nasce de um esforço conjunto com outros museus de Copenhaga e Berlim.

Entre as peças apresentadas estão 20% das madeiras de um antigo navio de guerra datado de aproximadamente 1025. Estas madeiras, agora montadas numa estrutura metálica, foram encontradas em 1997 em estavações no fjord de Roskilde, na Dinamarca.