quarta-feira, janeiro 29, 2014

Uma canção dos Pet Shop Boys
por John Gonçalves

Ao longo deste ano celebramos os 30 anos de vida discográfica dos Pet Shop Boys. E por isso pedimos a vários amigos que partilhassem connosco histórias das canções do duo que mais os marcaram. Hoje é a vez de John Gonçalves, músico dos The Gift, escrever aqui sobre o tema Dreaming of The Queen. Ao John um muito obrigado pela colaboração.

O disco mais importante dos Pet Shop Boys aparece seis anos depois de ter comprado Actually, que acabei vendendo por uns míseros 500 escudos em plena crise de identidade musical adolescente e apenas três anos após o magnifico Behaviour, que ainda adoro. Very, ou como alguém escrevia no título da critica em Portugal "Very...Good", é para mim, a obra-prima da banda e aparece-nos com um design arrojado e com uma capa laranja com relevos no plástico do CD.
Para mim, pensar em Pet Shop Boys é automaticamente pensar em liberdade, em dança, em elegância, em inteligência, em ironia, numa estética musical evoluída, em melodias pop, em grandes versos, magníficos versões e letras de excelência! Very tem tudo isso e como em tantos outros discos dos Pet Shop Boys tem lados A e lados B.
Dreaming of The Queen é um lado B, quinta canção do álbum e tem essa inteligência e elegância tão características deles, com uma letra baseada num suposto sonho onde Neil Tennant toma chá com a rainha de Inglaterra e com Ladi Di concluindo que

There are no more lovers left Alive, No one has survived
So there are no more lovers left Alive
Thats why Love has die


 Pergunto quão surpreendente terá sido para Neil Tennant constatar com a Rainha e Ladi Di que sem "lovers left Alive", (obviamente) "Love has Died". Numa letra que inclui Ladi Di "secando os olhos", - presumivelmente de lágrimas - Neil "passeando nu, com a Rainha desaprovando (como não?) e pessoas rindo, pedindo autógrafos", numa clara passagem de sonho surreal, a canção é toda ela melodia pop no clássico mid tempo próprio dalguma vizinhança de Bristol. Não esquecer que o ano é 1993... A canção tem produção contida e electrónica subtil que fez (faz...) destes senhores os melhores nesta área, tem uns sopros e strings sintetizados que lhe dão um tom "épico kitsch" irresistível e muitas vezes característico do som da banda, acabando num clássico "fade out"...
Não sei se será a melhor canção do disco - há Yesterday when I was mad, Can you forgive her?, I wouldn´t normally do this kind of thing, Liberation,The Theatre ou Go west dos Village People - seguramente não é a melhor dos Pet Shop Boys, mas é a que me apetece destacar hoje e a que tão bem caracteriza uma maneira elegante e encantadora de fazer canções pop de ritmo mais lento, sem nunca serem baladas chatas.
Os Pet Shop Boys fazem 30 anos e a sua música é marcante na história pop das últimas 3 décadas. Felizmente ainda temos "Lovers left Alive", muito Amor no mundo e todas as excelentes canções destes senhores para nos deliciar em vários momentos da nossa vida, ora nas pistas de dança ou no conforto de qualquer lugar intimo!
Para os senhores Neil Tennant e Chris Lowe, muitos Parabéns e Obrigado!