quarta-feira, novembro 20, 2013

Nos 50 anos da morte de Kennedy (3)


Continuando a recuperar representações e ecos do assassinato de John F. Kennedy em 50 anos de história da cultura popular, recordamos hoje a capa de Bullet, um EP editado em 1978 pela banda punk The Misfits. Graficamente explícita, apresenta uma imagem de JFK no carro descapotável, acrescentando, em jeito de linguagem BD, os efeitos do impacte da bala. O tema que dava então título a este 45 rotações focava claramente o caso, dirigindo parte da letra à figura de Jackie Kennedy. A canção estaria supostamente alinhada para integrar o álbum Static Age, que o grupo gravou em 1978 mas que durante anos ficou na gaveta (sendo apenas lançado em 1997, muito depois da separação do grupo, que aconteceu em 1983).

O cinema visitou várias vezes este tema. Mas houve produções (ou, pelo menos ideias) que nunca saíram da gaveta. Uma delas, conta-se, teria a ver com o argumento para o segundo filme da saga Star Trek, que colocaria em cena uma viagem no tempo na qual Kirk e Spock teriam de garantir que o curso da história não seria alterado... O receio de ferir suscetibilidades terá travado a evolução desta linha narrativa. Em seu lugar foi retomada a figura de Khan. E o resto é história...

Um dos três filmes que Oliver Stone rodou sobre presidentes recentes dos EUA (os outros trataram as figuras de Nixon e George W Bush), JFK (1991) foi baseado nos livros On The Trail of The Assassins de Jim Garrison e Crossfire: The Plot That Killed Kennedy de Jim Marrs, levantando cenários de uma possível conspiração até mesmo a possibilidade da existência de um segundo atirador, além de Lee Oswald. O realizador descreveu esta visão como um contra-mito, referindo-se ao “mito” que reconhece ter nascido do célebre relatório Warren entregue a Lyndon Johnson em 1964 que implicava apenas Oswald no caso.