quinta-feira, outubro 03, 2013

Miley Cyrus vista por Sinead O'Connor

Miley Cyrus vive os dramas próprios de um processo de crescimento. Algumas peripécias recentes, como a sua participação nos prémios MTV e o teledisco da canção Wrecking Ball, mostram que ela (ou quem a aconselha) está a cair no erro mais pueril de uma estrela pós-adolescente: o de confundir a vulgaridade "erótica" com o desafio às regras do próprio espectáculo e, por extensão, da sociedade que o gera — num artigo de crua concisão, na revista Time, Camille Paglia já desmontou tudo isso, contrapondo-lhe o trajecto modelar de Madonna e lembrando que a transgressão, além da sua complexidade conceptual ou iconográfica, dá muito trabalho.
A revista Rolling Stone — que dá capa a Miley Cyrus na edição com data de 10 de Outubro — divulga agora mais uma peça importante para relativizar o fenómeno Miley Cyrus e, acima de tudo, expor a sua futilidade intrínseca. Trata-se de uma tomada de posição de Sinead O'Connor, em forma de carta aberta. Há uma motivação específica para a intervenção pública de O'Connor: Cyrus declarou que o seu teledisco foi inspirado no de O'Connor para a canção Nothing Compares 2 U (um original de Prince que ela gravou em 1990).
No essencial, O'Connor vem dizer à sua assumida discípula que tem de saber evitar que o negócio da música a "transforme numa prostituta", apontando o equívoco central da sua pose: "NÃO se trata, de modo ALGUM, de um reforço do teu poder ou de qualquer outra jovem fazer passar a mensagem segundo a qual deves ser avaliada (inclusive por ti própria) mais pelo teu apelo sexual do que pelo teu óbvio talento."
O'Connor + Cyrus (BBC)
Lembremos apenas que a apropriação criativa das imagens, quer dizer, a sua metódica reinvenção, não é exactamente o mesmo que "copiar" um grande plano do rosto... Para ver e repensar as diferenças, aqui ficam os telediscos de Nothing Compares 2 U e Wrecking Ball.




____________________________________________

>>> Sobre o livro Glittering Images (2012), de Camille Paglia.
>>> Entrevista com Lucy O'Brien (autora do livro Madonna - Like an Icon).
>>> Imagens e transgressão a propósito de Richard Avedon.