domingo, agosto 25, 2013

Steve Jobs & Ashton Kutcher

Como representar a figura de Steve Jobs? Como ligar a "história" e o "mito"? — este texto foi publicado no Diário de Notícias (21 Agosto), com o título 'Tecnologia & ideologia'.

A herança de Steve Jobs é universal: escrevo este texto num computador fabricado pela empresa que ele fundou e há muitas hipóteses de o leitor a ele aceder através de uma máquina da mesma origem. Daí o seu insólito estatuto mitológico: por um lado, o nome de Jobs é incensado como símbolo do génio visionário; por outro lado, mesmo o mais primário anti-americanismo ignora olimpicamente o facto de a sua concretização do “American Dream” corresponder também à mais sofisticada estratégia de desenvolvimento capitalista. Quer isto dizer que qualquer discurso normativo, de exaltação “tecnológica” ou de purificação “ideológica”, acabará por se confrontar com a complexidade de uma personalidade e a densidade de um discurso que não se deixam reduzir a vectores maniqueístas.
Steve Jobs
(1955-2011)
Claro que a lógica normativa, banalmente “naturalista”, de um vulgar telefilme não chegaria para abarcar todas estas facetas. Infelizmente, Jobs, de Joshua Michael Stern, alimenta-se dessa lógica, pouco mais ambicionando do que criar uma suave hagiografia do protagonista, desde a primeira cena (a revelação do iPod, em 2001) concebida como uma trajectória determinista.
São limitações que parecem enraizar-se numa realização pouco mais que “ilustrativa”, mesmo se o argumento de Matt Whiteley contem algumas situações com evidentes potencialidades emocionais e dramáticas. Não creio, por isso, que se deva penalizar Ashton Kutcher pela sua composição “fotográfica” de Jobs. Os momentos mais consistentes do filme dependem mesmo do trabalho dos actores, com destaque para o excelente Josh Gad na personagem de Steve Wozniak (co-fundador da Apple). Ironicamente, Wozniak tem sido um dos mais severos detractores do filme, a provar, afinal, que a proximidade dos factos torna tudo ainda mais complicado.