terça-feira, julho 23, 2013

Saudando o bebé real

Por estes dias, quando acedemos ao motor de pesquisa Google e escrevemos a palavra "royal", o sistema imediatamente nos propõe uma primeira opção: "royal baby"...
Mas não simplifiquemos: a histeria dos repórteres televisivos, naquele tom de ansiedade de quem acha que o mundo vai explodir e lhes falta dizer uma frase com alguma pertinência, não esgota o acontecimento real, isto é, o nascimento do filho do Duque e da Duquesa de Cambridge.
Afinal de contas, como o jornal The Times exemplarmente resume: "Nasceu um futuro Rei". Daí o misto de admiração e ironia com que podemos olhar para esse espantoso fenómeno que é a proliferação de objectos que, no espaço do consumo, comemoram o evento — para além do delicioso exemplo aqui reproduzido, vale a pena ler o artigo de The Guardian sobre a muito variada e espectacular 'Royal baby memorabilia'. Se há acontecimento transversal, é este: nele podemos ler a complexidade do social, desde as tendências do comércio até aos valores da mitologia nacional.