segunda-feira, julho 29, 2013

À espera de "Newsroom"...

Newsroom, a notável série criada por Aaron Sorkin, já recomeçou nos EUA... Mas, entretanto, que é feito do conceito de temporada? Será que os seus valores também desapareceram da paisagem cinematográfica e se transferiram para a televisão? — este texto corresponde a parte de uma crónica de televisão publicada no Diário de Notícias (26 Julho), com o título 'Vai haver nova temporada?'.

Tempos difíceis. E tristes. Para o cinéfilo, antes do mais. Estamos em pleno Verão e, no capítulo da ficção audiovisual, a temporada cinematográfica vai-se arrastando com os muitos “blockbusters” promovidos de forma avassaladora, enquanto alguns grandes filmes vão passando discretamente pelas salas escuras. Ironicamente ou não, as verdadeiras novidades vêm do espaço televisivo.
Repare-se: estamos a entrar no mês de Agosto e será que já se viu alguma campanha eficaz a chamar a atenção para aquilo que, em tempos, foi a “abertura” da temporada cinematográfica? Onde estão os destaques dos filmes que, em Setembro/Outubro, vão realmente fazer a diferença?
Procuramos nas televisões e, de facto, tal lógica passou para o pequeno ecrã. Estamos todos (enfim, eu estou... e não creio que esteja isolado nessa expectativa) a aguardar o lançamento das continuações de séries tão notáveis como Newsroom ou The Walking Dead. Na prática, pertence agora às televisões essa capacidade de gerar verdadeiros ciclos de consumo, oferecendo produtos que se distinguem por uma concepção coerente e continuada.
Claro que nada é tão simples. Claro que nada disto pode ser separado da contradição profunda que passou a existir entre a televisão séria e adulta que valoriza séries como as que referi (Homeland também está para reaparecer) e a televisão imediatista que privilegia a generalizada mediocridade de telenovelas e formatos de “reality TV”. Infelizmente, creio que não são muitos os responsáveis televisivos disponíveis para pensar a questão fulcral. A saber: a persistência desses modelos populistas em paralelo com o crescimento regular e consistente do consumo da... televisão por cabo.