domingo, junho 09, 2013

Cécile McLorin Salvant: the real thing!

Não, não é uma daquelas revelações mais ou menos jazzísticas com que dizemos, entre a curiosidade e o embaraço, que a herança de Billie Holiday e Sarah Vaughan está viva... Nada disso: Cécile McLorin Salvant é mesmo uma nova e impressionante voz do jazz, the real thing! 
Americana, nascida em Miami em 1989, as suas raízes cruzam-se com algumas componentes francófonas: o pai é um médico originário do Haiti, enquanto a mãe, natural da região francesa de Guadalupe (Antilhas), fundou e dirige uma escola franco-inglesa em Miami. Começando por explorar os standards, o repertório de Salvant já inclui vários temas de sua autoria, sendo frequentemente acompanhada por Aaron Diehl (piano), Rodney Whitaker (piano), James Chirillo (guitarra) e Herlin Riley (bateria), membros da Orquestra de Jazz do Lincoln Center. Em 2010, foi a vencedora do Concurso Internacional de Jazz Vocal Thelonious Monk.
O seu primeiro álbum, WomanChild, é um pequeno prodígio de fidelidade à tradição e também de afirmação de uma admirável singularidade interpretativa — este é o tema I Didn't Know What Time It Was, composto pela dupla Lorenz Hart/Richard Rodgers para o musical Too Many Girls, de 1939 (no ano seguinte produzido em filme, pela RKO, com realização de George Abbott); o registo pertence a uma actuação no Dizzy's Club Coca-Cola (Out. 2012), em Nova Iorque.


>>> Site oficial de Cécile McLorin Salvant.
>>> Sobre Cécile McLorin Salvant: artigo no New York Times.
>>> Crítica a WomanChild na revista Jazz Hot.