segunda-feira, abril 15, 2013

Os anos 90 pe(r)didos numa playlist

Nova playlist disponível para escuta no Spotify. Trata-se de uma primeira expressão possível da noção de discos pe(r)didos que regularmente evocam aqui no Sound + Vision álbuns que o tempo, pelas mais variadas razões, acabou por ir esquecendo (ou, pelo menos, não recorda com o protagonismo que mereceriam). As escolhas apontam aos anos 90, por coerência no definir de um tempo, abrindo contudo o leque das escolhas a vários géneros e correntes, de pontuais reinvenções do psicadelismo ou de ecos da soul clássica a heranças diretas da cultura hip hop e expressões das várias cenas indie de então. Aqui fica a lista dos 20 temas a ouvir.

Bass-O-MaticEase On By (1990) foi um dos singles extraídos do alinhamento do álbum Set The Control of The Bass, o primeiro deste grupo que o produtor William Orbit criou e manteve em inícios da década.

United Future OrganizationOn Est Ensemble Sans Se Parler (1993) surgiu em no alinhamento de United Future Organizaton, primeiro álbum (já que o disco anterior fora um EP) do coletivo japonês que foi nome de referencia do fenómeno acid jazz e do catálogo da editora Talkin’ Loud.

Fortran 5 Time To Dream (1993) representou um dos dois singles extraídos de Bad Head Park, segundo e último álbum de um grupo que explorou sobretudo as electrónicas e exercícios de corte e colagem.

Botany 5Rise Angel (1991) é um tema de Into The Night, o único álbum do projeto Botany 5, elegante expressão de uma pop atenta às novas electrónicas, sob produção de Callum Malcolm (que trabalhara com os Blue Nile).

UltramarineWeird Gear (1991) surgiu no alinhamento de Every Man And Woman Is a Star, segundo álbum deste grupo que teria no seguinte United Kingdoms (1993) um dos melhores discos de canções feitas com electrónicas nos noventas.

Wolfgang PressChains (1995) é uma canção do álbum Funky Little Demons, o mais cativante da obra deste projeto de alma indie pop (na verdade nascido em plena cena pós-punk em inícios dos oitentas) que gravava para o catálogo da 4AD.

DarksideThis Mystic Morning (1992) foi uma das canções apresentadas no alinhamento de Melomania, o terceiro e último deste grupo nascido entre antigos elementos dos Spacemen 3, uma das bandas mais inspiradoras dos finais dos oitentas.

Frazier ChorusWe Love You (1991) é um dos temas de Ray, o segundo disco deste grupo de Brighton que gostava mais de flautas e clarinetes que de guitarras e aqui dava voz às electrónicas.

Gavin FridayCaruso (1995) era o tema de abertura de Shag Tobacco, terceiro álbum a solo do músico irlandês, o plasticamente mais elaborado dos discos deste também pintor e ocasional colaborador (e amigo) dos U2.

PassengersYour Blue Room (1995) é um dos temas do alinhamento de Original Soundtracks – Vol 1, o disco mais “experimental” gravado pelos U2 com Brian Eno e Howie B (e que é mesmo um dos melhores da obra do grupo irlandês).

Jam NationShe Moved Through The Fair (1993) versão de um tema tradicional irlandês refletindo o espírito aberto ao diálogo com outros tempos e culturas que então caracterizava o trabalho da editora Real World, de Peter Gabriel.

Kid Loco Love Me Sweet (1997) mostra temperos algo exóticos entre uma canção de alma pop de A Grand Love Story, o melhor álbum do DJ e produtor francês que tem como nome real Jean-Yves Prieur.

NicoletteNo Government (1996) é uma segunda gravação de uma canção originalmente surgida no primeiro álbum desta cantora de origem nigeriana que foi uma das vozes mais interessantes associadas à primeira geração do drum’n’bass.

MolokoFun For Me (1995) representa um entre os vários momentos dignos de serem recordados de Do You Like My Tight Sweater, álbum de estreia do grupo que então nos apresentava a voz de Roisin Murphy.

MC 900 Ft JesusThe City Sleeps (1991) integrava o alinhamento de Welcome To My Dream, segundo álbum deste rapper de perfil mais experimental oriundo de Dallas.

Definition of Sound The Blues (1991) foi um entre os muitos singles extraídos do alinhamento de Love and LIfe: A Journey With The Chameleons, álbum de estreia desta dupla que refletia o fulgor de uma nova cena hip hop que então emergia no Reino Unido.

FlukeSpacey – Catch 22 dub (1993) surgiu no alinhamento do álbum Six Wheels on My Wagon, o terceiro deste grupo que integrava uma geração de projetos de música electrónica que dava que falar na Inglaterra de então.

Renegade SoundwaveRenegade Soundwave (1993) Baseado num sample de Bonny & Clyde, de Gainsbourg, foi um dos singles do terceiro álbum deste coletivo britânico que tão bem explorou os espaços do dub.

Barry AdamsonJe T’aime Moi Non Plus (1993) é ume versão do clássico de Gainsbourg que podemos encontrar no álbum The Negro Inside Me, um dos melhores deste ex-elemento dos Visage e membro dos Bad Seeds de Nick Cave.

Shara Nelson One Goodbye in Ten (1993) foi um dos singles extraídos do álbum a solo What Silence Knows, que a cantora lançou depois de se afastar do coletivo Massive Attack (recorde-se que era sua a voz em Unfinished Sympathy).

Podem encontrar aqui esta Playlist.