quarta-feira, abril 24, 2013

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Tomorrow's World, Tomorrow's World

Tomorrow's World
'Tomorrow's World'
Naïve / Popstock
4 / 5

Apesar das belas coleções de canções (e temas instrumentais) que nos deram em 2001 no álbum 10.000 Hz Legend e, três anos depois, em Talkie Waklie, a verdade é que desde 1998 os franceses Air vivem de sucessivas novas colheitas das visões retro futuristas que então nos revelaram em Moon Safari, sem dúvida um dos melhores entre os álbuns editados nos anos 90. Os mais recentes discos da dulpa natural de Versailles - incluindo o disco de 2012 com a música criada para o restauro do histórico Le Voyage dans la Lune de Meliès - foram inclusivamente propostas de calibre menor e algo desinspirados, traduzindo sinais de um eventual esgotamento de um entendimento a dois que, volto a sublinhar, já nos deu momentos suficientes para os colocar no panteão dos episódios maiores da história da música feita com eletrónicas (e, indubitavelmente, grandes responsáveis, juntamente com os Daft Punk, por um recentrar dos focos de atenção na música nascida em França após largos anos de desinteresse internacional). Nas temporadas de pousio a dois, Jean-Benoît Dunckel, um dos dois elementos do duo, tem procurado explorar outros terrenos, na verdade nunca se afastando muito de uma certa zona de conforto que tem vindo a construir nos Air. E agora, alguns anos depois de apresentar o projeto paralelo Darkel, eis que edita novo disco, desta vez sob o nome Tomorrow's World (nome de uma antiga série televisiva de origem britânica). O projeto é um novo duo, partilhando o protagonismo com Lou Hayter, vocalista dos New Young Pony Club. Manifesto de requintada elegância pop, Tomorrow's World é um disco feito de canções tranquilas, talhadas num melodismo clássico, como que imaginando um espaço de diálogo entre a linguagem pop habitual nuns Air com uma visão mais luminosa das canções assombradas que em tempos escutávamos quando David Lynch e Angelo Badalamenti trabalhavam com Julee Cruise. O alinhamento abre pontualmente frestas rumo a memórias mais remotas como quando, por exemplo, escutamos em Drive evidentes heranças dos melhores dias na obra de uns Human League. Plácido e requintado, Tomorrow's World é banda sonora perfeita para sedutora viagem pelas ruas de uma cidade depois da chegada da noite. Sem a carga dramática de uns Chromatics. Procurando antes uma certa doçura chique que, sem ter revoluções ou arrebatamentos maiores em mente nos dá mesmo assim o melhor disco nascido em terreno "distante" Talkie Walkie.

PS. Este texto foi originalmente publicado na edição online do DN de 23 de abril