segunda-feira, março 04, 2013

Pink Floyd: 40 anos lunares

Concebida pelo grupo Hipgnosis, com a colaboração do designer George Hardie, a capa de The Dark Side of the Moon (1973) faz parte da mitologia iconográfica da história do rock. Dir-se-ia que todos a conhecem, mesmo os que, eventualmente, não reconhecem um único som de um dos mais discutidos álbuns dos Pink Floyd.
De facto, se é verdade que o seu lançamento gerou uma multidão de fiéis acólitos (incluindo este vosso modesto escriba), desde o princípio foram também muitos os que cultivaram a negação chic dos Floyd, alguns deles lamentando a perda da marca de Syd Barrett, que abandonara a banda em 1968. Por isso mesmo, para uns e outros, desde logo foi sensível o luto musical  gerado pela ausência de Barrett, através de um subtexto assombrado por temas como a doença mental e os mais diversos conflitos emocionais e profissionais. Além, claro, do carácter inexorável do tempo (simbolizado no inesquecível Time).
Pois bem, a viagem de David Gilmour, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright ao lado oculto da Lua está a completar 40 anos. E o mínimo que se pode dizer é que a sua singularidade há muito inscreveu o seu trabalho no domínio dos clássicos. Para os que nasceram depois, vale a pena perguntar como imaginam o efeito de The Dark Side of the Moon no momento exacto do seu lançamento — afinal de contas, fazer história é também conduzir a imaginação aos lugares onde nunca pudemos estar.

LADO 1
1. "Speak to Me" 1:30
2. "Breathe" 2:43
3. "On the Run" 3:36
4. "Time" (+ "Breathe (Reprise)") 7:01
5. "The Great Gig in the Sky" 4:36
LADO 2
1. "Money" 6:22
2. "Us and Them" 7:46
3. "Any Colour You Like" 3:25
4. "Brain Damage" 3:48
5. "Eclipse" 2:03


>>> Site oficial dos Pink Floyd.