sexta-feira, fevereiro 22, 2013

YouTube chega à tabela da Billboard


A revista Billboard juntou as visualizações no YouTube ao conjunto de elementos que soma para definir a sua lista principal de “singles”, a tabela que há anos é designada como Hot 100. Assim, além das vendas físicas e digitais, a construção desta tabela de preferências inclui ainda dados de airplay em rádio, audições em streaming (são contabilizados há já alguns meses os serviços Spotify, Muve Music, Rhapsody, Slacker, Rdio e Xbox Music) e rádios online. Nem todos os vídeos do YouTube são contabilizados, a tabela da Billboard (que certamente deverá apenas medir os consumos nos EUA) traduzirá as visualizações de vídeos de telediscos oficiais e de faixas áudio igualmente oficiais. A primeira consequência desta nova fonte de dados para a lista Hot 100 é a meteórica entrada direta para o primeiro lugar de Harlem Shake, de Baauer. Acrescente-se que, desde que esta tabela foi criada em 1958, esta é a 21ª ocasião em que uma canção entra diretamente para o lugar de topo.