quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Jimi Hendrix inédito (ou quase)

Jimi Hendrix faleceu a 18 de Setembro de 1970, contava 27 anos (se fosse vivo, teria agora 70 anos). E é, por certo, um dos nomes da história do rock com uma mais vasta discografia póstuma, incluindo mais de duas dezenas de compilações. Vai surgir agora o décimo álbum de estúdio desta fase que parece não ter fim, de tal modo o guitarrista deixou um tão vasto património. Chama-se People, Hell and Angels e tem chancela da editora Legacy; os principais músicos envolvidos nas 12 faixas inéditas são: Billy Cox (baixo), Buddy Miles e Mitch Mitchell (baterias) e Juma Sultan (congas).
Em boa verdade, devemos falar mais de ineditismo das gravações do que dos temas (encontramos uma boa sistematização dessas memórias no site Ultimate Classic Rock). Estamos perante aquilo que seria uma continuação, que não chegou a consumar-se, de Electric Ladyland (1968), terceiro e último álbum do grupo The Jimi Hendrix Experience.
Há temas que, nitidamente, necessitariam de mais trabalho de estúdio, como o breve, mas admirável, Villanova Junction Blues, a par de incríveis deambulações da guitarra e da voz de Hendrix, por exemplo em Easy Blues ou Crash Landing — aqui fica o registo audio de Somewhere; durante alguns dias, o álbum pode ser escutado, na íntegra, nas páginas da NPR. Mais em baixo, um video oficial com a versão de Hendrix de Like a Rolling Stone, de Bob Dylan.




>>> Site oficial de Jimi Hendrix.