quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Hitchcock, psicologicamente

Por que é que, para a promoção de Psico (1960), Alfred Hitchcock se fez fotografar, curioso e intrigado, face a uma cadeira de rodagem de... Mrs. Bates? Que faz com que a personagem da mãe de Norman Bates (Anthony Perkins) suscite a sua tão peculiar atenção?
Para quem viu o filme, a ironia é imediata. Quem nunca viu, não poderá deixar de questionar o sentido desta pose tão obviamente calculada? Desde quando uma personagem tem direito a uma cadeira para acompanhar a rodagem? Digamos, para simplificar, que Hitchcock era também um génio do marketing, como o prova o saboroso exemplo do trailer de Psico [video], além do mais testemunhando uma época em que um trailer podia ter mais de... seis minutos!
Para quem viu e não viu, Psico está de volta, em impecável cópia digital — e em simultâneo com a exibição de Hitchcock, de Sacha Gervasi, precisamente sobre a rodagem de Psico. É mais uma bela reposição, depois de Vertigo (1958), a provar que faz sentido recuperar memórias clássicas, não apenas através do DVD, mas no lugar comercial e psicológico onde elas nasceram. A saber: a sala escura.