quinta-feira, setembro 06, 2012

Dan Deacon, made in America

Vejam-se os dois telediscos, em baixo, com temas do americano Dan Deacon: Paddling Ghost e True Thrush – o primeiro vem do álbum Bromst, de 2009, o segundo pertence ao novíssimo America. Desde logo compreendemos que a música de Deacon (nascido em Nova Iorque, em 1981) brota de uma aliança contagiante entre as electrónicas e os cenários lúdicos de um imaginário muito colorido, a meio caminho entre a fábula e... os Marretas!
Seja como for, isso não será suficiente para dar conta da pluralidade de um universo que conta entre as suas influências Steve Reich e John Cage (participou recentemente, com os Matmos, num concerto de celebração do 100º aniversário do nascimento de Cage). E que tem tido algumas experiências cruzadas com outros domínios artísticos, incluindo contribuições para a banda sonora de Twixt (2011), de Francis Ford Coppola, a par de Osvaldo Golijov.
O novo álbum, editado pela etiqueta Domino, parece corresponder a uma deriva que começa nas composições mais tradicionais (?), de sabor pop, e uma paradoxal ânsia épica que desemboca nas quatros admiráveis faixas finais, apresentadas sob o signo de uma revisitação mitológica da América: USA I: Is a Monster, USA II: The Great American Desert, USA III: Rail e USA IV: Manifest. Podemos escutar tudo no site Listen Before You Buy – deixando uma pergunta interessada e interessante: será que, perante o fulgor visceral da música de Deacon, devemos acrescentar o nome de Aaron Copland à sua lista de mestres?
Em qualquer caso, leia-se o magnífico texto de apresentação de America, na página de entrada do site oficial de Dan Deacon.