terça-feira, agosto 28, 2012

Para regressar a 'West Side Story'


Um dos grandes acontecimentos discográficos de 2012 no departamento das bandas sonoras é a edição de uma versão remasterizada da música criada para o filme West Side Story. Sobre esse feito inesquecível da obra de Leonard Bernstein escrevi um texto na edição deste mês da Metropolis.

“Mas mais que a ideia de recontextualização noutro tempo e noutro lugar de uma história já tantas vezes contada e de uma soberba coreografia assinada por Jerome Robbins, era a música que dava a West Side Story uma alma única e fixava uma identidade. Entre uma série de canções (com letras que seriam todas elas assinadas por Stephen Sondheim) e peças instrumentais, a música de Bernstein revelava por um lado a herança da tradição da Broadway e a formação clássica ocidental do compositor, vincando as coordenadas de tempo, espaço e até mesmo ambiente cultural em flirts aos universos do jazz e da música latino-americana.

O sucesso imediato de canções como Maria, Tonight, Somewhere ou America sugeria desde logo o estatuto de standards em que o tempo as transformaria. Ao mesmo tempo, três das sequências instrumentais que serviam de base a algumas das mais célebres coreografias acabavam reunidas numa suite orquestral que – muitas vezes conhecida como West Side Story Symphonic Dances – que ainda hoje habitam muitos programas de concertos de grandes orquestras (o Mambo, por exemplo, era um “encore” inevitável em concertos da Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar em finais da década dos zeros, quando o nome do maestro Gustavo Dudamel – que gravou e peça no álbum Fiesta! – começava a encher salas pelo mundo fora).”

Podem ler aqui o texto completo