segunda-feira, julho 30, 2012

Estocolmo, 1912


A primeira participação portuguesa nuns Jogos Olímpicos chegou apenas em 1912, na quinta olimpíada, que então teve Estocolmo (Suécia) como anfitriã. Foram mais as estreias nesses jogos. Além de Portugal apresentavam-se pela primeira vez a Islândia, o Egito, a Sérvia (que como país independente regressaria apenas em 2008) e o Japão, este último a assegurar a estreia de uma representação asiática. Outra das estreias desta olimpíada chegou no plano de uma competição artística que, até 1948, aconteceria em paralelo com as provas desportivas. Foram assim atribuídas medalhas a feitos nas áreas da música, literatura, pintura, escultura e arquitetura.

Foram cerca de 2400 os atletas (dos quais apenas 47 eram mulheres) que disputaram as 102 provas em 14 modalidades. Na contagem final das medalhas a Suécia foi quem mais arrecadou, somando 65 (24 das quais de ouro). Os Estados Unidos conseguiram contudo mais vitórias, atingindo as 25 medalhas de ouro (num total de 63 medalhas).

Três imagens dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Na primeira, um aspeto da cerimónia da abertura. Na segunda, um olhar sobre uma prova de esgrima integrada no programa do pentatlo. Na terceira, a maratona, numa etapa corrida no interior do estádio olímpico.

Uma das maiores novidades destes jogos foram a criação de um espaço em paralelo para as artes com, inclusivamente, atribuições de medalhas, a Itália sagrando-se aqui campeã ao vencer duas de ouro (respetivamente na música, que distinguiu a Ode Olímpica Triunfal de Riccardo Barthelemy e na pintura, com uma tela representando desportos de inverno, por Giovanni Pellegrini). Os EUA venceram a medalha de ouro na competição de escultura com An American Trotter, de Walter Winans e a Suíça triunfou na categoria de arquitetura com o projeto para um moderno estádio olímpico de Eugène Monod. O mais célebre dos vencedores nas artes foi contudo Pierre de Coubertin (o responsável maior pela reativação dos Jogos Olímpicos), com a sua Ode au Sport, medalha de ouro na categoria de Literatura.